ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

Sorria!!!

Fazer Agora!

A felicidade fica linda em você.

Analise seu sorriso.

Faça uma análise online do seu sorriso.

ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

Ter um sorriso bonito não é uma opção, é uma necessidade.

Somos especialistas em construir belos sorrisos.

Analise seu sorriso.

Curioso para saber se você tem um belo sorriso?

Fazer Agora!

ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

o centro das atenções.

Deixe que seu sorriso seja

Analise seu sorriso.

Divirta-se fazendo uma avaliação online do seu sorriso.

Fazer Agora!

ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

Tenha inúmeros motivos para sorrir.

Agora você pode usar aparelho e conquistar um belo sorriso.

Venha conversar com a gente.

Analise seu sorriso.

Faça a análise do sorriso online e tenha uma grande surpresa.

Você vai adorar o que preparamos para você.

Fazer Agora!

Faceta de porcelana – a jóia da Odontologia Estética

Descubra o que é a faceta de porcelana, conheça as indicações, contra-indicações, vantagens e desvantagens desse tratamento estético.

Há não muito tempo atrás tinhamos muito poucas opções para corrigir sorrisos imperfeitos. O uso de aparelhos dentários poderia corrigir dentes apinhados, mas não haviam muitas opções para o tratamento de dentes fraturados, desgastados, ou com manchas difíceis de serem removidas. A solução para esses problemas era quase sempre a confecção de próteses dentárias (coroas) que necessitavam de uma redução sigfinicativa da estrutura sadia do dente acometido. Porém o progresso dos materias odontológicos e técnicas inovadoras criaram um arsenal de tratamentos mais conservadores para recompor a estética do sorriso.

Manter uma boa higiêne oral e fazer consultas regulares com o dentista é apenas o primeiro passo para manter a estética e saúde do seu sorriso. Esses procedimentos simples podem garantir a integridade e beleza dos seus dentes. Porém, muitas coisas fogem ao nosso controle e podem comprometer a estética do nosso sorriso como por exemplo, acidentes que possam fraturar um dente, manchamento dos dentes por ingestão de bebidas e alimentos corantes ou pelo hábito de fumar, desgaste dos dentes por bruxismo ou pelo hábito de morder objetos, entre outras coisas.

Para essas situações onde a estrutura do dentes ainda está bastante preservada, as facetas de porcelana podem ser o tratamento de escolha.

As facetas de porcelana são peças customizadas de porcelana feitas em laboratório especificamente para cada dente. Essas peças de porcelanas têm aproximadamente entre 1.5 à 2.5mm de espessura. Como é necessário fazer o desgaste do dente para a confecção das facetas de porcelana, este tratamento é uma solução irreversível. As facetas de porcelana são coladas aos dentes com agentes adesivos. Embora seja possível o seu descolamento, elas tendem a permanecer em posição por vários anos quando bem cuidadas.

A beleza das facetas de porcelana está no fato delas conseguirem refletir a luz de maneira semelhante ao dente. Assim, elas são praticamente imperceptíveis. A porcenala também tem baixa porosidade e grande estabilidade de cor, por isto, as facetas de porcelanas não mancham quando são bem cuidadas.

 Faceta de porcelana

Faceta de porcelana

Indicações das facetas de porcelana

O tratamento com facetas de porcelana está indicado para situações clínicas quando há o comprometimento da forma, tamanho, ou cor do dente. A faceta de porcelana também pode ser utilizada para camuflar um ligeiro apinhamento dental.

Muitas vezes um dente pode ter sua forma ou tamanho alterado devido a ocorrência de alguma fratura resultante de traumatismo, desgaste por uso abusivo, desgaste por hábito deletério, desgaste funcional, comprometimento por cárie ou mal formação do dente. Nessas situações a faceta de porcelana pode ser indicada para recuperar a forma e o tamanho do elemento dental para restaurar a estética do sorriso.

Algumas situações clínicas onde existe um manchamento intrínseco da matriz dentária, que não pode ser resolvido através do clareamento dental de forma convencional, também pode ser uma indicação para o uso das facetas de porcelana. Porém, é preciso estar ciente de que a esse tipo de tratamento requer o desgaste irreversível do esmalte dental, que embora esteja manchado, está integro e saudável.

O uso das facetas de porcelana para camuflar um ligeiro apinhamento dental pode ser conseguido de forma mais rápida do que se fosse utilizado o tratamento ortodôntico convencional. Porém, é preciso pesar a conveniência desse tratamento contra a necessidade de se desgastar dentes integros para a colocação das facetas.

Contra-indicações das facetas de porcelana

As facetas de porcelana estão contra-indicadas para os pacientes que apresentam hábito de ranger ou apertar os dentes, onicofagia (roer as unhas) ou morder objetos. Além disso, esse tratamento também está contra-indicado em situações clínicas onde o elemento dental já não tem estrutura suficiente para ancorar a faceta ou quando o benefício de se utilizar as facetas de porcelana não é forte o suficiente para compensar o desgaste irreversível do esmalte dental.

 Colocacao de uma faceta de porcelana

Colocacao de uma faceta de porcelana

Como são feitas as facetas de porcelana

A fabricação das facetas de porcelana requer que o cirurgião dentista promova o prepraro do dente para receber as facetas. Esse preparo é feito desgastando-se entre 1.5 à 2.5mm do esmalte dental. Esse procedimento de desgaste pode necessitar da aplicação de anestesia para maior conforto do paciente.

Após a realização do preparo, o cirurgião dentista deve fazer uma moldagem das arcadas dentárias e fabricar modelos de gesso que serão enviados para o laboratório protético para a confecção das facetas. Nesta primeira visita, o cirurgião dentista ainda deve confeccionar e colar uma faceta provisória sobre os dentes preparados.

Numa segunda visita, o cirurgião dentista deve provar as peças para checar a boa adaptação ao preparo feito no dente e verificar se as facetas estão esteticamente agradáveis quanto a forma, tamanho e cor em relação ao outros dentes. As facetas são então retornadas ao laboratório para fazer a queima da porcelana.

Por fim, o cirurgião dentista irá cimetar as facetas de porcelana definitivamente.

Vantagens das facetas de porcelana

As facetas de porcelana têm a vantagem de necessitar um desgaste menor do dente do que o necessário para a confeçcão de coroas. Essas facetas também apresentam uma grande durabilidade e estabilidade de cor superior ao das facetas de resina composta.

Desvantagens das facetas de porcelana

As facetas de porcelana requerem um desgaste da estrutura dentária sadia maior do que o das lente de contato dental ou facetas de resina composta. Devido a isso, esse tratamento é irreversivel.

Gostaria de saber um pouco mais sobre outras Especialidades da Odontologia? Conheça um pouco sobre a Implantodontia e a oportunidade de repor dentes perdidos através de implantes dentários. Se você quiser esclarecer alguma dúvida específica sobre facetas de porcelana, venha nos fazer uma visita. Podemos atendê-lo em nossas unidades de Florianópolis, São José ou Palhoça.

Agende sua visita