ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

Sorria!!!

Fazer Agora!

A felicidade fica linda em você.

Analise seu sorriso.

Faça uma análise online do seu sorriso.

ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

Ter um sorriso bonito não é uma opção, é uma necessidade.

Somos especialistas em construir belos sorrisos.

Analise seu sorriso.

Curioso para saber se você tem um belo sorriso?

Fazer Agora!

ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

o centro das atenções.

Deixe que seu sorriso seja

Analise seu sorriso.

Divirta-se fazendo uma avaliação online do seu sorriso.

Fazer Agora!

ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

Tenha inúmeros motivos para sorrir.

Agora você pode usar aparelho e conquistar um belo sorriso.

Venha conversar com a gente.

Analise seu sorriso.

Faça a análise do sorriso online e tenha uma grande surpresa.

Você vai adorar o que preparamos para você.

Fazer Agora!

Aparelhos dentários fixos usados em Ortodontia

Conheça os tipos de aparelho dentário fixo, descubra como eles funcionam e quais são as desvantagens desse tipo de aparelho.

O aparelho dentário fixo convencional é o sistema multibráquete mais popular utilizado em Ortodontia. Esse aparelho apresenta uma grande eficência clínica e tem sido extensivamente utilizado para tratar um grande número de maloclusões dentárias . O aparelho fixo convencional pode ser classificado em dois grupos: os sistemas multibráquetes não programados e os sistemas multibráquetes pré-programados.

 Bráquete do aparelho não programado

Bráquete do aparelho não programado

O aparelho dentário fixo do tipo não programado

O aparelho dentário fixo não programado são sistemas multibráquetes mais primitivos que não possuem o posicionamento da inclinação ântero-posterior e vestibulo-lingual dos dentes incorporados na base do braquetes. Após o alinhamento e nivelamento dos dentes, a inclinação ântero-posterior e vestibulo-lingual dos dentes é conseguida através de dobras inseridas no fio ortodôntico. O tempo de cadeira para as manutenções desse tipo de aparelho tende a ser maior devido a necessidade de incorporar dobras no fio ortodôntico.

O aparelho dentário fixo do tipo pré-programado

O aparelho dentário fixo pré-programado são sistemas multibráquetes desenvolvidos com todas as inclinações e angulações desejáveis já programadas na base dos braquetes. Esses aparelhos podem ser encontrados em tamanho padrão ou mini. Os braquetes de tamanho mini são  mais estéticos, higiênicos e principalmente mais confortáveis. O tempo de cadeira para as manutenções dos aparelhos pré-programados tende a ser menor, pois geralmente não é necessário incorporar dobras ao fio ortodôntico durante o tratamento.

 Bráquete do aparelho pré-programado

Bráquete do aparelho pré-programado

 Ativação do aparelho dentário fixo

Ativação do aparelho dentário fixo

Como o aparelho fixo funciona?

O aparelho fixo precisa ser ativado para realizar a movimentação dental. A ativação do aparelho fixo convencional é feita através da utilização de fios ortodônticos. Os fios ortodônticos podem ser feitos de vários tipos de ligas metálicas ou até mesmo de um tipo de plástico. Os fios mais comuns são aqueles de aço inoxidável. Porém, ligas metálicas mais avançadas com a função de memória tem ganhado a preferência dos profissionais devido as vantagens clínicas que esses fios apresentam. Os tratamentos realizados com sistemas multibráquetes utilizam uma sequência progressiva de fios ortodônticos de calibre cada vez maior. Além disso, fios de secção circular sao usados no início do tratamento e fios retangulares são usados nas etapas finais do tratamento.

O aparelho dentário é ativado utilizando a força elástica do fio ortodôntico. O fio deve ser posicionado dentro da canaleta do bráquete e mantido em posição por módulos elásticos ou amarilhos metálicos. A força elástica do fio diminui a medida que os dentes se movimentam. Assim, é preciso fazer reativações sucessivas a cada 3 ou 4 semanas para manter uma movimentação dentária mais ou menos contínua.

Desvantagem do aparelho fixo convencional

Embora os aparelhos fixos convencionais tenham um bom desempenho clínico e sejam mais acessíveis, muitos pacientes, principalmentes adultos de meia idade, acreditam que esses aparelhos não sejam esteticamene agradáveis. Porém, uma alternativa aos aparelhos prateados são os bráquetes dourados. Esse aparelho apresenta uma estética ligeiramente superior e mantem todas as vantagens dos braquetes metálicos.

 Deficiencia do aparelho fixo

Deficiencia do aparelho fixo

Leia aqui mais informações sobre o aparelho de porcelana. Se você quiser esclarecer alguma dúvida específica sobre Ortodontia ou do uso de aparelhos dentários, venha nos fazer uma visita. Podemos atendê-lo em nossas unidades de Florianópolis, São José ou Palhoça.

Agende sua visita