ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

Sorria!!!

Clique Aqui!

A felicidade fica linda em você.

Analise seu sorriso.

Faça uma análise online do seu sorriso.

ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

Ter um sorriso bonito não é uma opção, é uma necessidade.

Somos especialistas em construir belos sorrisos.

Analise seu sorriso.

Curioso para saber se você tem um belo sorriso?

Clique Aqui!

ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

o centro das atenções.

Deixe que seu sorriso seja

Analise seu sorriso.

Divirta-se fazendo uma avaliação online do seu sorriso.

Clique Aqui!

ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

Tenha inúmeros motivos para sorrir.

Agora você pode usar aparelho e conquistar um belo sorriso.

Venha conversar com a gente.

Analise seu sorriso.

Faça a análise do sorriso online e tenha uma grande surpresa.

Você vai adorar o que preparamos para você.

Clique Aqui!

Conheça as terapias com aparelho móvel em Ortodontia

Conheça os diversos tipos de aparelho móvel: mantenedores de espaço, placas ativas, aparelhos ortopédicos, funcionais e contenções.

A Ortodontia utiliza uma variada gama de aparelhos para executar as mais diversas estratégias de tratamento afim de provomer a harmonização do crescimento entre os maxilares e conseguir o alinhamento dos dentes. Alguns desses aparelhos ou dispositivos precisam ser fabricados de forma personalizada, como os aparelhos móveis ou funcionais. Outros são peças de estoque que são personalizadas ou montadas para cada paciente, como os arcos extra-bucais e aparelhos fixos. Podemos classificar os aparelhos ortodônticos de acordo com a função que eles executam em aparelhos mantenedores de espaço, placas ativas, aparelhos funcionais, aparelhos ortopédicos e sistemas multi-braquetes (aparelhos fixos).

 Aparelho mantenedor de espaco em posicao

Aparelho mantenedor de espaco em posicao

Aparelhos dentários – mantenedores de espaço

Os aparelhos mantenedores de espaço são um tipo de aparelhos móvel ou fixo utilizados para manter o espaço de um dente que foi perdido precocemente. Esse aparelho ortodôntico impede a migração de outros dentes para o espaço que foi criado pela perda de um elemento dental. O mantenedor de espaço é utilizado até que um outro dente erupcione no lugar do dente de leite perdido precocemente ou até que uma prótese ou implante seja feito para substituir um dente permanente que tenha sido perdido.

Aparelhos dentários – placas ativas

As placas ortodônticas ativas são um tipo de aparelho móvel confeccionado de forma personalizada para cada paciente. Esses aparelhos são feitos de resina acrílica e fios de aço inoxidável de várias espessuras. A principal função das placas ativas é realizar uma pequena movimentação dentária de alguns poucos dentes. Esses aparelhos são efetivos para realizar a vestibularição (deslocar para frente) ou giroversão de alguns dentes. O aparelho é constituido de uma parte passiva, que serve de ancoragem, e uma parte ativa, que realiza a movimentação dental. Geralmente a ancoragem é feita utilizando-se os dentes posteriores e a mucosa bucal e a parte ativa é constituida de um fio dobrado em formato helicóide que possui força elástica suficiente para realizar a movimentação dental desejada.

 Placa ativa com molas digitais

Placa ativa com molas digitais

 Contencoes removiveis

Contencoes removiveis

Aparelhos dentários – contenções

As placas ortodônticos passivas ou contenções são um tipo de aparelho móvel que são utilizadas nos arcos superior e inferior com o objetico de evitar a movimentação dos dentes após a remoção do aparelho ortodôntico fixo. Essas placas são confeccionadas de maneira personalizada utilizando-se resina acrílica e fios de aço inoxidável. O maior perigo de recidiva pós-tratamento ocorre durante o primeiro ano após a remoção do aparelho fixo. Neste período, as fibras elásticas que sustentam os dentes ainda estão estiradas e podem promover algum desalinhamento caso não seja provida uma conteção adequada. O processo de renovação dessas fibras demora aproximadamente 8 a 9 mêses. Por isto,  as contenções devem ser utilizadas 24 horas por dia durante o primeiro ano após a remoção do aparelho. Passado esse período, as contenções podem ser usadas apenas durante a noite.

Aparelhos ortopédicos

Os aparelhos ortopédicos são dispositivos fixos ou móveis que empregam mais de 300g de força sobre os ossos maxilares com o objetivo de estimular, segurar ou redirecionar o crescimento. Os dentes são usados como elementos de ancoragem para esses aparelhos. Porém, a movimentação dental não é desejada. Os aparelhos ortopédicos são mais efetivos quando o paciente ainda tem um bom potencial de crescimento. Por isto, esse tipo de aparelho está mais indicado durante a terapia interceptativa. O aparelho ortodôntico fixo pode ser usado em conjunto ou em uma segunda fase para corrigir o alinhamento dental. Podemos citar como exemplo de aparelhos ortopédicos os expansores palatinos e arcos extra-bucais.

 Aparelho funcional com parafuso expansor

Aparelho funcional com parafuso expansor

 Aparelho funcional com parafuso expansor

Aparelho funcional com parafuso expansor

Aparelhos funcionais

Os aparelhos ortodônticos funcionais são um tipo de aparelho móvel que precisam ser utilizados durante12 a 14 horas por dia. Esses aparelhos exercitam a musculatura ao redor da boca com a função de estimular o crescimento dos ossos maxilares. Alguns aparelhos funcionais também podem ser usados para corrigir apinhamentos dentais suaves. Esses aparelhos são fabricados de forma personalizada e precisam ser ajustados periodicamente. Os aparelhos funcionais são mais efetivos quando o paciente ainda tem um bom potencial de crescimento. Por isto, esse tipo de aparelho está mais indicado para a terapia interceptativa.

Leia aqui mais informações sobre os aparelhos ortodônticos fixos utilizados em Ortodontia. Se você quiser esclarecer alguma dúvida específica sobre Ortodontia ou do uso de aparelhos ortodônticos, venha nos fazer uma visita. Podemos atendê-lo em nossas unidades de Florianópolis, São José ou Palhoça.

Agende sua visita