ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

Sorria!!!

Fazer Agora!

A felicidade fica linda em você.

Analise seu sorriso.

Faça uma análise online do seu sorriso.

ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

Ter um sorriso bonito não é uma opção, é uma necessidade.

Somos especialistas em construir belos sorrisos.

Analise seu sorriso.

Curioso para saber se você tem um belo sorriso?

Fazer Agora!

ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

o centro das atenções.

Deixe que seu sorriso seja

Analise seu sorriso.

Divirta-se fazendo uma avaliação online do seu sorriso.

Fazer Agora!

ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

Tenha inúmeros motivos para sorrir.

Agora você pode usar aparelho e conquistar um belo sorriso.

Venha conversar com a gente.

Analise seu sorriso.

Faça a análise do sorriso online e tenha uma grande surpresa.

Você vai adorar o que preparamos para você.

Fazer Agora!

Como funcionam e quais os tipos de aparelhos ortodônticos fixos

Conheça como funcionam os aparelhos ortodônticos fixos e descubra quais são os tipos de aparelhos disponíveis no mercado.

Os aparelhos ortodônticos fixos promoveram uma grande revolução na Odontologia. Esses aparelhos foram criado em meados de 1900 por um americano chamado de Edward Angle. O aparelho inventado por Angle consistia de anéis metálicos que eram confeccionados manualmente para cada dente.  Bráquetes metálicos eram então soldados aos anéis metálicos. A seguir, os anéis eram cimentados nos dentes para montar o aparelho fixo. A montagem de um aparelho fixo era extremamente demorada. O aparelho ainda tinha a desvantagem de ser extremamente incomodo, anti-estético e anti-higiênico.

O desenho do aparelho de Angle só veio a ser modificado com o desenvolvimento dos adesivos dentários.  O desenvolvimento de um processo revolucionário de condicionamento ácido do esmalte dentário e a criação de sistemas adesivos que apresentavam grande força de união ao esmalte dos dentes possibilitou o desenvovimento de braquetes que pudessem ser colados diretamente ao dente ao invés de serem solados a anéis metálicos. Essa inovação tecnológica permitiu uma redução no tamanho dos bráquetes melhorando a estética e o conforto para o paciente. O trabalho de montagem do aparelho também foi bastante simplificado.

 Modelo mostrando o aparelho ortodôntico fixo convencional

Modelo mostrando o aparelho ortodôntico fixo convencional

Como funcionam os aparelhos ortodônticos fixos

Os sistemas multibráquetes, que são popularmente conhecidos como aparelho ortodôntico fixo, são então uma invenção centenária. Esses aparelhos consistem de pequenas peças que são cuidadosamente posicionadas e coladas temporariamente no elementos dentais. O posicionamento de cada braquete segue uma prescrição determinada para cada elemento dental. A ativação do aparelho é feita quando um fio metálico é encaixado na canaleta dos braquetes e seguro em posição por amarrinhos metálicos, módulos elásticos ou por abas autoligáveis. A força exercida pelo fio metálico promeve a movimentação dos elementos dentais. A movimentação progressiva dos dentes promove a desativação do aparelho. Por isto, o aparelho precisa ser reativado a cada 3 ou 4 semanas. A movimentação dentária deve ser realizada de forma ininterrupta para diminuir as chances de ocorrerem danos as raízes dos dentes.

Os sistemas multibráquetes permitem o posicionamento acurado tridimensional de cada elemento dentro do arco dental. Os dentes são nivelados e alinhados dentro dos arcos dentários, que por sua vez, são posicionados de maneira que os dentes superiores e inferiores se encaixem perfeitamente.

Tipos de aparelhos ortodônticos fixos

Diversos tipos de sistemas multibráquetes foram desenvolvidos nas duas últimas décadas aumentando as opções de aparelhos disponíveis para os Ortodontistas e pacientes. Os aparelhos ortodônticos fixos podem ser classificados em quatro categorias: aparelhos fixos convencionais, aparelhos linguais, aparelhos estéticos e aparelhos autoligados.

 Modelo com aparelho ortodôntico estético e metálico

Modelo com aparelho ortodôntico estético e metálico

Leia aqui mais informações sobre os aparelhos ortodônticos convencionais utilizados em Ortodontia. Se você quiser esclarecer alguma dúvida específica sobre Ortodontia ou do uso de aparelho ortodôntico venha nos fazer uma visita. Podemos atendê-lo em nossas unidades de Florianópolis, São José ou Palhoça.