ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

Sorria!!!

Fazer Agora!

A felicidade fica linda em você.

Analise seu sorriso.

Faça uma análise online do seu sorriso.

ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

Ter um sorriso bonito não é uma opção, é uma necessidade.

Somos especialistas em construir belos sorrisos.

Analise seu sorriso.

Curioso para saber se você tem um belo sorriso?

Fazer Agora!

ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

o centro das atenções.

Deixe que seu sorriso seja

Analise seu sorriso.

Divirta-se fazendo uma avaliação online do seu sorriso.

Fazer Agora!

ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

Tenha inúmeros motivos para sorrir.

Agora você pode usar aparelho e conquistar um belo sorriso.

Venha conversar com a gente.

Analise seu sorriso.

Faça a análise do sorriso online e tenha uma grande surpresa.

Você vai adorar o que preparamos para você.

Fazer Agora!

Conheça os diversos tipos de terapia com aparelho ortodôntico

Conheça a Ortodontia Preventiva, Interceptativa e Corretiva e descubra os diversos tipos de tratamentos com aparelho ortodôntico que existem.

A Ortodontia é uma das especialidades odontológicas. O palavra Ortodontia tem sua origem do grego “Orthos” que significa correto, alinhado,  e “odons” que significa dentes. O interesse da Ortodontia está em diagnosticar, prevenir e tratar o desalinhamento dental e anormalidades do crescimento e posicionamento dos maxilares.

No começo de sua história, a Ortodontia focava no tratamento de pré-adolescentes e adolescentes. Porém, o avanço nas técnicas, procedimentos e materiais ortodônticos levou a ume maior aceitação dos tratamentos ortodônticos pelos adultos jovens e de meia idade. Hoje, aproximadamente 30% dos pacientes ortodônticos são adultos.

Embora o tratamento ortodôntico, possa ser realizado com sucesso em qualquer idade, a Associação Dental Americana sugere que uma avaliação seja realizada por volta dos 7 anos de idade. Quanto mais cedo os problemas ortodônticos forem diagnosticados, mais rapidamentos eles podem ser tratados com sucesso.

Ortodontia atua em três esferas: a Ortodontia Preventiva, a Ortodontia Interceptativa e a Ortodontia Corretiva. Essas três esferas de atuação diferem principalmente quanto a idade do paciente e as modalidades de tratamento que estão disponíveis.

 Ortodontia Preventiva para crianças

Ortodontia Preventiva para crianças

A Ortodontia Preventiva

O desenvolvimento da nossa oclusão começa quando os primeiros dentes de leite começam a nascer.  Um total de 20 dentes irão nascer e compôr a oclusão durante os 2 primeiros anos de vida. Os dentes permanentes começam a nascer por volta dos 6 ou 7 anos de idade e irão subtituir gradativamente todos os dentes de leite até a idade de 12 ou 13 anos. Um total de 32 dentes permanentes irão erupcionar até o final da adolescência. Durante todo este período, os ossos maxilares precisam crescer para acomodar um maior número de dentes que irão nascer.

As causas dos problemas ortodônticos mais comuns em crianças e pré-adolescentes estão associadas com  um desvio no crescimento dos ossos maxilares, uma perda prematura de algum dente de leite ou uma ordem de erupção desfavorável dos dentes permanentes.

A Ortodontia preventiva atua monitorando o desenvolvimento da oclusão e o crescimento dos ossos maxilares de maneira a favorecer uma oclusão normal. Nessa fase, não se utiliza terapia com sistemas multibraquetes, conhecido popularmente como aparelho ortodôntico fixo.

A Ortodontia Interceptativa

A Ortodontia interceptativa atua para frear ou corrigir o desenvolvimento de um problema ortodôntico, seja ele relacionado a falta de espaço para o nascimento dos dentes permanentes ou um desvio de crescimento dos ossos maxilares. A terapia interceptativa só pode ser realizada em pré-adolescentes. Esses pacientes apresentam ainda um bom potencial de crescimento que pode ser utilizado para corrigir o problema ortodôntico em desenvolvimento.

 Ortodontia Interceptativa para crianças e pré-adolescentes

Ortodontia Interceptativa para crianças e pré-adolescentes

 Aparelho movel

Aparelho movel

Terapia interceptativa com aparelhos móveis

A terapia interceptativa pode fazer uso de aparelhos móveis, dito aparelhos funcionais. Esses aparelhos buscam corrigir a função de determinados músculos para influenciar no desenvolvimento dos ossos maxilares e posicionamento dos dentes. Esse tipo de tratamento exige uma ótima cooperação dos pacientes para que se obtenha sucesso no tratamento. O tempo de tratamento pode variar entre 2 a 5 anos. Embora o tratamento possa ser longo e menos comodo do que a terapia com o aparelho ortodôntico fixo, os aparelhos funcionais podem trazer excelentes resultados.

Terapia interceptativa com aparelhos ortopédicos

A terapia interceptativa também pode usar os aparelhos ortopédicos que procuram atuar diretamento sobre os ossos e guiar seu crescimento de uma forma mais favorável. O objetivo desse tipo de terapia é buscar o equilíbrio no crescimento dos ossos maxilares e condições favoráveis para o nascimento dos dentes permanentes. Geralmente, os aparelhos ortopédicos são utilizados junto com o aparelho ortodôntico fixo. O tempo de tratamento pode variar entre 2 a 4 anos. Esse tipo de terapia geralmente tem um grande impacto sobre a estética facial, havendo cooperação do pacientes, os resultados podem ser fantásticos.

 Aparelhos ortopedicos

Aparelhos ortopedicos

 Ortodontia Corretiva para adolescentes e adultos

Ortodontia Corretiva para adolescentes e adultos

A Ortodontia Corretiva

A terapia corretiva está indicada para os adolescente que já passaram pelo surto de crescimento e para os adultos. Essa terapia é utilizada quando um problema ortodôntico já se desenvolveu. O objetivo dessa terapia é corrigir ou camuflar o problema ortodôntico. O sucesso dessa terapia depende da estratégia escolhida para tratar o problema e da cooperação do paciente. O desgaste seletivo ou a extração eletiva de certos dentes podem ser necessários para corrigir o problema ortodôntico.

Terapia corretiva com aparelho ortodôntico fixo

A terapia corretiva é realiza basicamente com aparelho ortodôntico fixo. Estes aparelhos podem ser estéticos (aparelho transparente, aparelho de cerâmica, ou aparelho de safira), ou convencionais (aparelho metálico). Ultimamente, o aparelho autoligado tem ganhado a preferência dos Ortodontistas por oferecer certas vantagens clínicas quando comparado a outros tipos de aparelhos fixos. O tempo de tratamento varia quanto a gravidade do caso e com a cooperação do paciente. Os tratamentos com aparelho ortodôntico convencional  ou com o aparelho estético são concluídos dentro de uma média de 24 a 36 mêses, já os tratamentos com aparelho autoligado são concluídos dentro de uma média de 18 a 30 mêses.

 Tratamento com aparelho ortodôntico fixo colado aos dentes

Tratamento com aparelho ortodôntico fixo colado aos dentes

Leia aqui mais informações sobre os benefícios que a Ortodontia pode trazer para você. Se você quiser esclarecer alguma dúvida específica sobre Ortodontia ou do uso de aparelho ortodôntico, venha nos fazer uma visita. Podemos atendê-lo em nossas unidades de Florianópolis, São José ou Palhoça.

Agende sua visita