ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

Sorria!!!

Fazer Agora!

A felicidade fica linda em você.

Analise seu sorriso.

Faça uma análise online do seu sorriso.

ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

Ter um sorriso bonito não é uma opção, é uma necessidade.

Somos especialistas em construir belos sorrisos.

Analise seu sorriso.

Curioso para saber se você tem um belo sorriso?

Fazer Agora!

ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

o centro das atenções.

Deixe que seu sorriso seja

Analise seu sorriso.

Divirta-se fazendo uma avaliação online do seu sorriso.

Fazer Agora!

ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

Tenha inúmeros motivos para sorrir.

Agora você pode usar aparelho e conquistar um belo sorriso.

Venha conversar com a gente.

Analise seu sorriso.

Faça a análise do sorriso online e tenha uma grande surpresa.

Você vai adorar o que preparamos para você.

Fazer Agora!

O que é a gengivite?

Descubra o que é a gengivite, como ela se desenvolve, quais são os sinais e sintomas e aprenda a preveni-la.

A gengivite é uma inflamação do tecido gengival circunvizinho aos dentes. A gengivite é causada pelo acúmulo de placa bacteriana junto ao dente e dentro do sulco gengival. As bactérias, que estão aderidas ao biofilme grudado ao dente, produzem muitas toxinas que agridem o tecido gengival e desencadeiam um processo inflamatório. Se a gengivite não for tratada, ela pode progredir para uma doença mais grave chamada de periodontite.

 Previna a gengivite com uma boa higiene oral

Previna a gengivite com uma boa higiene oral

Como a gengivite se desenvolve?

A gengiva se adere aos nossos dentes num ponto abaixo da crista gengival formando um sulco, conhecido como sulco gengival. Resíduos alimentares e bactérias podem se acumular neste sulco criando uma fonte de irritação para a gengiva. Se essa irritação persistir devido a uma higiêne bucal inadequada, a gengiva sofrerá algumas transformações decorrentes do processo inflamatório, caracterizando assim, a instalação de uma gengivite.

Uma gengiva normal apresenta uma borda lisa de aproximadamente 1 mm ao longo do colo dos nossos dentes. Essa área é separada por um sulco de uma outra região que apresenta um aspecto de casca de laranja (gengiva inserida), com um certo pontilhado e uma coloração mais desbotada. Quando a gengiva inflama, aquela faixa de gengiva lisa (gengiva livre), torna-se bastante avermelhada e o sulco que separa as duas regiões desaparece devido ao inchaço. O aspecto de casca de laranja também acaba desaparecendo e a gengiva inserida torna-se mais mole e avermelhada.

Sinais e sintomas clínicos da gengivite

A gengiva acometida pela gengivite pode sangrar quando se faz a escovação, uso do fio dental ou mesmo expontaneamente. A inflamação gengival faz com que a gengiva torne-se avermelhada, inchada e dolorida. A gengiva, hiperplasiada  (aumentada de volume por causa da inflamação), pode ainda se separar do dente. Além das alterações do tecido gengival, o paciente ainda pode ter mal halito e sentir um sabor desagradável na boca mesmo depois de escovar os dentes.

 Gengivite - gengiva avermelhada ao redor dos dentes

Gengivite - gengiva avermelhada ao redor dos dentes

 Como prevenir a gengivite

Como prevenir a gengivite

Como prevenir a gengivite?

A gengivite é uma doença completamente reversível e fácil de ser tratada quando medidas de higiêne bucal adequadas são instituidas. Como a gengivite é causada pelo acúmulo de placa bacteriada que agride o tecido gengival, o tratamento consiste em remover mecanicamente essa placa gengival através do processo de escovação e uso do fio dental.

A escovação dental deve ser realizada com o uso de uma pasta fluoretada ou contendo agentes medicamentosos para o controle da placa bacteriana. Existem diversas técnicas de escovação dental, procure a orientação de um dentista e realize a escovação pelo menos durante três vezes ao dia, apos as refeições principais. O fio dental deve ser usado pelo menos um vez ao dia, preferencialmente, antes de dormir.

Podemos tambêm fazer uso de enxaguatórios bucais após a escovação para ajudar a previnir o desenvolvimento da placa bacteriana. Contudo, devemos evitar os enxaguatórios bucais com álcool em sua composição. Procure utilizar o enxaguatório bucal duas vezes ao dia, pela manhã e antes de dormir.

Essas medidas de higiene bucal irão previnir o acúmulo da placa bateriana e, por conseguinte, previnir o desenvolvimento da gengivite.

Leia aqui mais informações sobre como uma gengivite pode se transformar numa periodontite. Se você quiser esclarecer alguma dúvida específica sobre gengivite, mande-nos um email ou venha nos fazer uma visita. Podemos atendê-lo em nossas unidades de Florianópolis, São José ou Palhoça.

Agende sua visita