ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

Sorria!!!

Fazer Agora!

A felicidade fica linda em você.

Analise seu sorriso.

Faça uma análise online do seu sorriso.

ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

Ter um sorriso bonito não é uma opção, é uma necessidade.

Somos especialistas em construir belos sorrisos.

Analise seu sorriso.

Curioso para saber se você tem um belo sorriso?

Fazer Agora!

ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

o centro das atenções.

Deixe que seu sorriso seja

Analise seu sorriso.

Divirta-se fazendo uma avaliação online do seu sorriso.

Fazer Agora!

ortodontista-aparelho-ortodontico-florianopolis

Tenha inúmeros motivos para sorrir.

Agora você pode usar aparelho e conquistar um belo sorriso.

Venha conversar com a gente.

Analise seu sorriso.

Faça a análise do sorriso online e tenha uma grande surpresa.

Você vai adorar o que preparamos para você.

Fazer Agora!

O que é a periodontite?

Descubra o que é a periodontite e quais são os fatores de risco para o seu desenvolvimento. Conheça também os tratamentos disponíveis para esta doença.

A periodontite é uma infecção que pode acometer a gengiva, ligamento periodontal e osso alveolar. Esses são os tecidos que providenciam suporte aos dentes. A periodontite tem seu início através da gengivite, que nada mais é do que uma inflamação da gengiva provocada por placa bactériana aderida ao dentes devido a higienização bucal inadequada.

Se a placa bactériana nao é removida pela escovação e uso do fio dental, ela irá acumulando minerais e  formará o tártaro ou cálculo dental. Uma vez formado, o tártaro é difícil de ser removido pelo paciente através da escovação e uso do fio dental. Assim, é necessário que o periodontista promova a raspagem das raízes com instrumentos apropriados para a remoção do tártaro.

Se for permitido ao tártaro se depositar ao redor da linha gengival, a irritação provocada por ele irá quebrar a união sadia entre os dentes e a gengiva. A quebra desse selamento permitirá que placa bactériana e resíduos alimentares acumulem abaixo da gengiva, junto as raízes dentárias, formando as chamadas bolsas periodontais. Uma vez que as bolsas periodontias se desenvolvem, as chances da perda dos dentes aumentam sobremaneira se não for iniciada uma terapia periodontal.

 Desenvolvimento da periodontite

Desenvolvimento da periodontite

Implicações da periodontite para a saúde geral

As bactérias que estão presentes na flora bactériana das bolsas periodontais produzem uma série de toxinas que agridem os tecidos periodontais. O organismo responde a essa agressão, mas acaba destruindo o selamento gengival e tecidos de suporte do dente. Como o organismo não consegue eliminar a infecção que está associada as raízes dos dentes, as bactérias acabam vencendo esta guerra e ganham acesso ao tecido inflamado. Assim, essas bactérias podem ganhar a corrente sanguínea e se espalhar pelo corpo provocando uma série de problemas de saúde de ordem geral. Ja foram encontradas bactérias nas arterias de pacientes com doença cardíaca e até no tecido cerebral de pacientes com doença de Alzheimer. Prevenir ou tratar a periodontite nao é apenas um problema de saúde bucal.

Como a periodontite se desenvolve

A gengivite é o primeiro estágio de desenvolvimento da periodontite, e também é o único estágio completamente reversível dessa doença. A gengivite é caracterizada pelo inchaço, vermelhidão e sangramento da gengiva, acompanhado de mal halito e um sabor desagradável na boca.

A periodontite é o segundo estágio dessa inflamação e é caracterizada pela formação das bolsas periodontais. Neste estágio, as toxinas bactérianas começam a destruir o tecido gengival, ligamento periodontal e osso alveolar que suportam os dentes. A periodontite pode ser controlada, mas é importante lembrar que essa é uma doença crônica que precisa de acompanhamento e vigilância.

A periodontite avançada é o último estágio da doença periodontal . Neste estágio, a gengiva, ligamento periodontal e osso alveolar já sofreram deterioração significativa e os dentes já apresentam-se abalados. A perda dos elementos dentais ocorrerá se não for instituido um tratamento agressivo para controlar o avanço dessa doença.

Tratamento não cirúrgico da periodontite

O tratamento não cirúrgico da periodontite consiste em proceder uma raspagem e alisamento das raízes dentais que acumulam uma grande quantidade de placa bactériana e tártaro. Esse procedimento tem por objetivo remover os agentes irritativos que estão promovendo a inflamação dos tecidos periodontais. Assim, a gengiva pode novamente estabelecer uma união sadia com as raízes previnindo o avanço das bolsas periodontais. O periodontista também pode prescrever antibióticos e o uso de enxaguatórios bucais para ajudar a controlar a infecção bactériana e favorecer o processo de cicatrização dos tecidos periodontais. Além desses procedimentos clínicos, o paciente deve fazer uma higienização bucal primorosa.

 Enxaguatorio bucal

Enxaguatorio bucal

 Tratamento cirurgico da periodontite

Tratamento cirurgico da periodontite

Tratamento Cirúrgico da Periodontite

Se o procedimento de raspagem e alizamento radicular não prevenir a progressão da doença periodontal, o periodontista pode sugerir alternativas cirúrgicas para tratar a periodontite.

Cirurgia de retalho gengival: esta cirurgia consiste na redução cirúrgica da bolsa periodontal através de um procedimento onde um retalho gengival permitirá melhor acesso as raízes dentais para que possa ser feito a raspagem e alisamento radicular com a intenção de remover o tártaro e bactérias próximas do tecido ósseo afetado. O tecido ósseo também pode ser aplainado para favorecer a adesão do tecido gengival e a cicatrização. O tecido gengival é posicionado sobre os dentes e suturado de maneira que a bolsa periodontal não exista mais.

Transplante de Tecido Ósseo e Epitelial: O transplante de tecido ósseo e/ou tecido epitelial pode ser necessário para estimular a regeneração dessas estruturas em situações clínicas onde o osso alveolar e o tecido gengival já foram severamente comprometidos.

Regeneração Óssea Tecidual Guiada: Esse procedimento cirúrgico é realizado pelo periodontista em associação com a cirurgia de retalho gengival para a colocação de uma tela entre a gengiva e a raiz do dente. Essa tela impede que o tecido epitelial, que cresce mais rápido do que o osso, crie novamente a bolsa periodontal e impeça a regeneração do tecido ósseo. Assim, o espaço criado pela tela pode ser gradativamente preenchido com tecido ósseo que irá recompor o osso alveolar de suporte e restabelecer a adesão da gengiva ao dente de forma apropriada.

Fatores de risco para a doença periodontal

Os pacientes com as seguintes condições ou hábitos apresentam um risco maior de desenvolver a doença periodontal: higiêne oral inadequada; uso de álcool ou fumo; uso de esteróides, contraceptivos, drogas quimioterápicas, ou bloqueadores de canais de cálcio;  diabetes, doença cardíaca, doenças pulmonares, certos tipos de câncer e osteoporose;  gravidez, menopausa e puberdade.

Leia aqui mais informações sobre plástica gengival para restabelecer a saúde e estética do seu sorriso. Se você quiser esclarecer alguma dúvida específica sobre periodontite, mande-nos um email ou venha nos fazer uma visita. Podemos atendê-lo em nossas unidades de Florianópolis, São José ou Palhoça.

Agende sua visita